Intercâmbio para menores de idade: opções e cuidados necessários

 

Fazer intercâmbio é uma oportunidade única de amadurecimento, aprendizado e ganho cultural. Essa experiência é vantajosa para pessoas de todas as idades: jovens, adultos e até mesmo aposentados. É claro, existe um formato de intercâmbio adequado para cada faixa etária e, ao escolher o seu, é imprescíndivel contar com as orientações de uma agência especializada, assim como o Green Intercâmbio. Mas e quando se trata de intercâmbio para menor de 18 anos?

O intercâmbio para menores de idade sempre gera muita insegurança, tanto por parte dos responsáveis, quanto por parte do aluno. Os responsáveis geralmente ficam na dúvida se devem autorizar que os seus filhos embarquem em uma viagem de longa duração, sem a sua supervisão e em um outro país. Os questionamentos mais comuns são com relação à segurança dos jovens, como eles irão se adaptar ao estilo de vida no exterior e se estão prontos para tamanha responsabilidade.

Já os jovens, por sua vez, ficam inseguros por ser a primeira vez que irão morar fora de casa, tendo que sair da sua zona de conforto e ter responsabilidades que nunca tiveram antes. Na posição de intercambista, é natural ficar apreensivo sobre questões como: será que vou me adaptar e fazer amigos? Será que vou me dar bem com a minha host family? Será que vou conseguir ficar longe de casa por tanto tempo?

Fizemos este post para esclarecer algumas das principais dúvidas de pais e jovens com relação ao intercâmbio para menor de 18 anos. Esperamos que, com isso, vocês sintam-se mais tranquilos e confiantes para o planejamento dessa viagem tão importante na vida do jovem!

 

Intercâmbio para menor de 18 anos: quais as opções disponíveis?

 

No Green Intercâmbio, oferecemos as seguintes opções para de intercâmbio para menor de 18 anos:

  • Programa de High School;
  • Curso de idiomas de curta ou longa duração;
  • Curso de idiomas associado a atividades especificas, tais como: aula de fotografia, aula de filmagem, surf e basquete;
  • Curso de idiomas, associado a atividades recreativas e excursões.

Para saber mais sobre os programas e destinos oferecidos para intercambistas menores de idade, entre em contato com o Green Intercâmbio! 

 

 

 

 

 

Principais cuidados para garantir a segurança do jovem

 

 

  • Escolha da escola

 

Primeiramente, é importante ressaltar que, apesar do jovem estar viajando sem a supervisão dos seus responsáveis, ele estará sob o contante cuidado da instituição de ensino do destino escolhido. Seja no programa de High School ou Curso de idiomas, as escolas terão toda a experiência em lidar com estudantes internacionais, dando todo o suporte necessário ao aluno enquanto ele estiver lá.

E para os jovens preocupados quanto a questão da adaptação, a nossa dica é que fiquem tranquilos. Caso opte pelo curso de idiomas, você irá conviver diariamente com alunos da mesma idade que você, e que estarão na mesma situação. Esse tipo de curso recebe intercambistas de todos os países (inclusive brasileiros), portanto, é muito fácil de entrosar! E para aqueles que optarem pelo High School, as escolas oferecem inúmeros programas de esportes e clubes como banda, teatro e artes, que te ajudarão a fazer amizade rapidamente!

 

  • Escolha da host family 

 

Muitos pais ficam preocupados sobre como os jovens serão tratados pela host family, e são resistentes quanto a ideia de autorizarem seus filhos a morarem na casa de desconhecidos. No entanto, reforçamos que as famílias são escolhidas cuidadosamente pela instituição de ensino no exterior, juntamente aos coordenadores da agência de intercâmbio.

Essa acomodação é feita de maneira a alocar os jovens em famílias de perfil compatível ao deles. Além disso, na maioria das vezes, o jovem não será o primeiro intercambista que aquela família está recebendo. Por isso, eles já saberão exatamente como lidar com a situação e fazer com que ele se sinta muito bem-vindo em seu núcleo familiar.

A escolha de acomodação em casa de família pode trazer mais segurança aos pais que estão apreensivos quanto à segurança de seus filhos. Enquanto morar com a host family, o intercambista terá que respeitar as regras da família e estará sob os constantes cuidados não só da escola, como também dos seus hosts.  No entanto, caso seja de sua preferência, alguns destinos também oferecem acomodação na própria instituição de ensino (dormitórios compartilhados ou individuais).

 

Caso o jovem tenha algum problema, a quem deve recorrer?

 

Sabemos que, apesar de raros, problemas durante o intercâmbio podem acontecer. Se por algum motivo o jovem enfrentar problemas no exterior, ele terá todo o suporte necessário para resolvê-los da melhor forma. Assim que chegar no destino de sua escolha, o intercambista será apresentado ao seu coordenador, um profissional que é residente da área e responsável por garantir a sua segurança ao longo do programa.

Esse coordenador pode ser um funcionário da instituição de ensino (no caso de curso de idiomas) ou ligado a uma agência de intercâmbio parceira do Green no país da escolha do intercambista (no caso de High School). Assim, se houver qualquer problema de adaptação à escola ou host family, o jovem deve reportar o fato ao coordenador, que imediatamente irá tomar as providências necessárias para garantir a sua segurança e bem-estar.

Além disso, a equipe do Green Intercâmbio aqui no Brasil também estará sempre disponível para atendê-lo, em qualquer urgência ou suporte necessário. Portanto, você não tem com que se preocupar!

 

 

Comece agora mesmo a planejar o seu intercâmbio!

 

Com anos de experiência em realizar o sonho de jovens de morar no exterior, o Green Intercâmbio oferece pacotes de intercâmbio para inúmeros destinos. Quer saber mais?

 


19 de julho de 2018

Novidades Green

Fique por dentro de todas as novidades do Green e receba as melhores dicas de viagens!