Corona vírus e viagem para o exterior: cuidados e precauções

Ligue sua TV, o rádio, abra um portal virtual ou seu feed do Facebook. Não se fala em outra coisa: o a epidêmia Corona vírus já chegou em alguns países e, por isso, é realmente importante se informar.

Contudo, também não é motivo para desespero! Na realidade, é hora de entender os reais riscos, como se prevenir e quais lugares devem ser evitados. A gente te conta!

Corona vírus: o que é?

Segundo o Ministério da Saúde, Corona vírus é, devido ao seu material genético, uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China.

Essa família é conhecida desde a década de 60 e recebeu esse nome por ter o formato microscópico similar à uma coroa. Geralmente, as doenças são moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

Então, por que o surto está tão grave?

Na maioria das vezes, como mencionamos, os problemas não são preocupantes. No entanto, o Corona vírus “do momento” é inédito e, fruto dele, temos a nova doença nomeada Covid-19. Quando foi descoberta na China, pela primeira vez, foi encarada como uma pneumonia e, portanto, não houveram medidas para contenção imediata.

No Brasil, o primeiro caso foi confirmado no dia 26 de fevereiro. A partir daí, foram 25 diagnósticos positivos. Na China, foram 2700 pessoas e um número de 80 mortos.

Países afetados

De acordo com as informações divulgadas diretamente pelos governos locais, 102 países e dois territórios autônomos chineses têm casos de Corona vírus.

Entre as nações mais afetadas além da China, estão a Itália, com 9.172 casos e 463 mortos; o Irã, com 237 mortes e a Coreia do Sul, com 53 mortes. No dia 7 de março, a Argentina contabilizou a primeira vítima fatal do Corona vírus na América Latina. 

Como o vírus é transmitido

Os vírus podem se espalhar por meio de interação humano-humano ou humano-animal. Quando se trata da primeira opção, geralmente acontece quando alguém entra em contato com as secreções de uma pessoa infectada, como gotículas na tosse.

Tosse, espirro e aperto de mão podem, portanto, serem considerados canais de transmissão viral. Também é possível adquirir a doença ao colocar a mão em algo que uma pessoa infectada tocou e, depois, levá-la à boca, nariz ou olhos.

Viagem internacional e Corona vírus: o que fazer?

Muitos brasileiros já haviam marcado viagem para o exterior ou estavam na fase de planejamento. Então, para essa parcela, é preciso, antes de mais nada, se atentar sobre a situação de risco do seu destino.

Atualmente, existem 16 países em Monitoramento. São eles: Alemanha, Austrália, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão , Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã.

Nesses países, a recomendação do governo é que tenhamos “bom-senso”. Então, vale verificar as condições do destino ao planejar sua viagem.

No aeroporto, também devemos nos proteger. Evite ao máximo tocar em barras, corrimãos, catracas, maçanetas…. lugares onde mais pessoas também encostam. Se possível, tenha sempre um alcoól em gel para higiene pessoal!

Quero cancelar minha viagem! E agora?

Atualmente, o governo não restringiu oficialmente nenhuma viagem para outros países. Logo, não é obrigatório que nenhuma companhia aérea cancele sua passagem em detrimento do Corona vírus.

Em esclarecimento, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que “a alteração ou o cancelamento de passagens aéreas por iniciativa do passageiro estão sujeitos às regras contratuais da tarifa adquirida”.

Tem alguma dúvida?

Mesmo com o atual impasse, o Green trabalha para fazer com que sua viagem internacional seja incrível!

Por isso, sinta-se a vontade para nos enviar dúvidas e questões.

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.

10 de março de 2020

Novidades Green

Fique por dentro de todas as novidades do Green e receba as melhores dicas de viagens!